Estão neste momento, e cada vez mais, dado o passar do tempo das restrições que atravessamos, famílias a necessitar da nossa discreta ajuda na região de Santiago do Cacém e Alentejo Litoral. A situação vai, infelizmente, piorar.
A plataforma Santiago Global associa-se às plataformas de ajuda a pessoas mais necessitadas e especialmente afetadas pela crise originada na pandemia Covid 19 – Coronavírus.
São estas plataformas abaixo indicadas, entre outras, também válidas, que melhor conhecem o terreno e as necessidades e que com um trabalho fantástico e altruísta já estão a operar junto das pessoas há algum tempo, partilhando os nossos valores.
A nossa missão, além de ajudar em nome próprio, de forma discreta e desinteressada, será a de divulgar contactos e necessidades mais urgentes e remeter para quem está no terreno, com um melhor conhecimento real da situação.
Plataformas:
STC - ajuda social
Ligar 968 996 412
(Grupo de voluntários de Santiago do Cacém criado para ajudar e apoiar famílias em carência. Dão prioridade às necessidades locais da região de Santiago do Cacém, mas sempre que possível deslocam-se onde conseguirem.)
Necessidades principais:
Bens alimentares, roupa e mobílias.
___________________________________________________________
Escuteiros - Agrupamento 722 – CNE Santiago do Cacém
João Paulo Lourenço - 917 624 367
Trabalham também em apoio de retaguarda com a Caritas, Banco Alimentar e Conferências Vicentinas (entidades que estão igualmente no terreno e poderá também ajudar).
____________________________________________________________
“Juntos somos mais fortes”
Lúcia Chaves:
963569505
Necessidades mais urgentes à data:
Carne, peixe, iogurtes.
AMISSA - Amigos Solidários de Santo André.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100008297120576
_______________
Pão Solidário (Grândola / Alcácer do Sal, retaguarda à região de Santiago do Cacém e rede nacional de apoios pontuais)
Contacto: 927042987
Necessidades: Farinha, bens alimentares para sopa e diversos. Mais informações no contacto.
Estas plataformas também estão a ajudar na procura ativa de emprego, dado o disparar da taxa de desemprego na região, a afetar sobretudo os cidadãos do sexo feminino, segundo os dados disponíveis.
Apelamos à ajuda de todos os que assim possam e entendam.
Estas plataformas trabalham todas em articulação, comunicam umas com as outras e complementam-se.
As dicas seguintes são apresentadas como sugestões pelos elementos das diversas plataformas, para evitar esbanjamento ou atrasos e ineficiência na distribuição:
Para as pessoas que necessitam de ajuda:
Deverão escolher a plataforma mais próxima ou com que se sintam mais confortáveis e escolher apenas uma. Devem identificar as necessidades reais e mais urgentes e dar conta delas ao contacto da plataforma escolhida. Assim, haverá bens para toda a gente que necessite e disponibilidade mais rápida e sem exposição de quem necessita das coisas.
Para as pessoas que podem ajudar:
Poderão fazer chegar a ajuda a qualquer uma destas ou de outras plataformas, nos géneros pedidos ou com verba, no caso de estarem mais distantes da região de Santiago do Cacém, através dos contactos apresentados. Algumas destas plataformas compram os bens em falta e todas prestam informação clara sobre o que fazem no terreno, preservando a privacidade de quem ajuda e de quem recebe a ajuda.
A plataforma Santiago Global não recebe bens ou donativos, estes deverão ser entregues a quem está no terreno e pode ajudar mais rapidamente.
Chegou a altura de demonstrarmos o sentido humanitário que nos é basilar e também que Santiago do Cacém, para além de estar em todo o lado, tem a sua solidariedade também ativa em todo o lado.
Obrigado a todos! Juntos, fazemos a diferença, sempre.
Santiago Global, Santiago do Cacém em todo o lado.