Carta de constituição
O Santiago Global é o ponto de encontro de todos aqueles que têm em comum Santiago do Cacém, que lá nasceram, viveram, estudaram, que têm lá família, que lá passaram férias, ou de qualquer outra forma ficaram marcados pelo concelho e pelas gentes de Santiago do Cacém.
Santiago do Cacém é Global para estas pessoas que se animam e usufruem de tudo o que de positivo acontece no Concelho, que se entristecem com o que lá acontece de errado e se impacientam com o muito que ainda há por fazer para que Santiago do Cacém seja um concelho moderno, vibrante, pleno de vida, onde as pessoas possam prosperar, desenvolver as suas actividades pessoais e profissionais e viver felizes e realizadas, desfrutando de uma excelente qualidade de vida.
Este ponto de encontro acontecerá digitalmente, através da nossa presença nas redes sociais, da partilha de ideias, de histórias, de fotos que nos façam reviver Santiago; mas também fisicamente através de uma actividade mensal em Lisboa, normalmente um jantar, e que reunirá todos quantos tiverem disponibilidade para se encontrarem e desfrutarem da companhia uns dos outros. O Santiago Global promoverá também uma actividade a acontecer em Santiago do Cacém periodicamente.
A génese e os Objectivos do Santiago Global
O Santiago Global nasceu da ambição de um conjunto de amigos santiaguenses na diáspora em se reencontrarem, conviverem, desfrutarem de momentos agradáveis em conjunto e trabalharem para o desenvolvimento e bem estar da sua terra e de todos quantos nela habitam.
Este grupo de amigos decidiu criar o projecto Santiago Global, como um grupo informal, alargado a todos quantos partilham os mesmos valores e se revejam nos seguintes objectivos:
1. O reencontro, o convívio e a partilha de ideias, de histórias, de fotos, que nos façam viver e reviver Santiago, desfrutando de bons momentos em conjunto;
2. A possível colaboração em actividades que contribuam para que Santiago do Cacém seja um “concelho moderno, vibrante, pleno de vida, onde as pessoas possam prosperar, desenvolver as suas actividades pessoais e profissionais e viver felizes e realizadas, desfrutando de uma excelente qualidade de vida”.
Compromissos
Os participantes no Santiago Global assumem os seus compromissos em função da sua disponibilidade e dos seus interesses próprios, desta forma será possível termos participantes que vêm conviver e desfrutar da companhia dos seus amigos e conterrâneos, como outros podem propor ou decidir apoiar algum dos projectos e actividades propostas por outros no seio do grupo.
As actividades desenvolvidas pelo Santiago Global serão realizadas pela dinamização dos participantes do Grupo e/ou com a colaboração de terceiros, sejam eles de Santiago ou não, tendo como únicos limites que respondam aos objectivos do Grupo, a imaginação e a capacidade de realização ou implementação dos mesmos.
O que este projecto não é
O Santiago Global não é sectário, não é partidário, nem será um veiculo de luta partidária, sendo que aceita todos os Santiaguenses, independentemente das suas convicções religiosas, afiliações ou simpatias partidárias, ou outras, desde que partilhem os valores e estejam alinhados com os objectivos do Grupo.
Bruno Gonçalves Pereira
Helder Simões dos Santos
João Diogo Leitão
Jorge Gamito Pereira
Luis António
Luís Silva do Ó
Paulo Pereira Calado
Rogério Ferreira do Ó